Somenoise’s Weblog

Just another WordPress.com weblog

Robert Wyatt – Comicopera março 4, 2008

Filed under: 00's,experimental,folk,outros,prog — somenoise @ 1:29 pm

Retirado do http://www.acholegal.com

Aos 62 anos um tiozinho deu um presente ao mundo. Ele tem mesmo uma carinha de papai noel, longos cabelos brancos, uma barbona e aquela face avermelhada de quem tomou muito leite ninho quando criança. Esse velhote é Robert Wyatt, e o presente que ele deu é um disco chamado “COMICOPERA”. Eu não sou muito chegado a listas de melhores do ano (e nem o colocaria no topo da lista de melhores de 2007), porém esse disco é surpreendente por utilizar composições bastante entrecortadas e erudidas (pelo menos pra mim) de uma forma tão fluida, fácil e suave que… que… que eu não consigo parar de ouvir!

Robert Wyatt, nascido em Bristol no ano de 1945, fez parte de algumas bandas como o Wilde Flowers e o Soft Machine, que foram muito importantes na cena de C antebury; ele era baterista, mas aos 27 anos, ficando louco sempre, pulou do terceiro andar de um prédio e ficou sem os movimentos das pernas. Ok, perdemos um baterista de rock progressivo e ganhamos um compositos FODA.

O disco começa com a linda Stay Tuned, que foi a música que me conquistou mais rápido em toda minha vida! Bastou o primeiro acorde soar que eu já gostava da música e já sabia que eu devia ficar ligado, tinha muito mais por vir, como diz a própria letra. Wyatt tem uma voz triste, estranhamente afinada, apesar de parecer que ele nem está com vontade de cantar, ela funciona muito bem.

O disco foi concebido em três partes. A primeira (que vai de Stay Tuned até Anachronist) é chamada Lost In Noise, e teve grande parte das letras compostas em conjunto com a poetisa e esposa Alfreda Benge. É, atualmente, meu segmento preferido do disco, é exatamente o tipo de música que gosto, pra quem ouve desatento é bom e agradável, mas pra que ouve com atenção tem sempre uma surpresinha escondida em cada arranjo. Na primeira parte eu me sinto incapaz de indicar uma ou duas músicas, ouçam ela inteira e sem preguiça.

A segunda parte é chamada The Here And The Now e é bem politizada (Wyatt sempre foi envolvido com questões políticas e protestos) e me soou meio cínica, mas posso estar enganado. É interessante notar que o disco realmente muda depois da quinta faixa, começam a aparecer mais influencias folk e de ritmos latinos, a coisa fica menos pomposa, mas não menos emocional, nessa parte a experimentção também começa a dar suas caras e aqui o disco fica com uma cara de ópera. As músicas alternam entre si com sentimentos de alegria em uma pra um total desespero em outra, como em “A Beautiful War” que é logo seguida por “Out Of The Blue”. A primeira nos da a visão de quem ataca e a segunda de quem foi atacado, um dos momentos mais bonitos do disco.

Na terceira parte, que recebe o nome de Away With Faries, Wyatt vira pra esquerda e segue firme por lá; potencializando o clima de protesto da segunda parte. Nesse segmento nenhuma das músicas é em inglês, temos aqui canções em espanhol e italiano que falam sobre sua veia esquerdista socialista e boladona com o mundo atual! Hasta Siempre Comandante fecha o CD homenageando Che Guevara, hehehe, o tiozinho não brinca em serviço.
Esse terceiro ato do disco é bem influenciado pelos ritmos latinos, mas conta, também, com o experimentalismo de PASTAFARI, um som bem bacana mas que perto da carga emocional do resto do disco acaba soando meio perdida e dura demais.

Comicopera conta com a participação de Brian Eno, Paul Weller e Phill Manzanera.

Fica a dica, um som pra qualquer pessoa que goste de música o bastante pra se deixar levar por ela sem preconceitos estruturais ou melódicos… Aproveitem!
Nesse texto não fala que a primeira música é, na verdade, da Anja Garbarek como nossa amiga Satomi nos contou aqui pois o cara que escreveu o texto é meio cabaço.

Tracklist:

Act One: Lost in Noise:
01 Stay Tunes
02 Just As You Are
03 You You
04 A.W.O.L.
05 Anachronist

Act Two: The Here and There:
06 A Beautiful Place
07 Be Serious
08 On the Town Square
09 Mob Rule
10 A Beautiful War
11 Out of the Blue

Act Three: Away With the Fairies:
12 Del Mondo
13 Cancion de Julieta
14 Pastafari
15 Fragment
16 Hasta Siempre

Download

Anúncios
 

2 Responses to “Robert Wyatt – Comicopera”

  1. canhota Says:

    Grande disco. Tá na minha lista de 2007. Mas a cada audição vejo que é um disco “pra sempre”.
    A segunda parte é a minha preferida.

  2. charles Says:

    muito bom, valeu!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s